Os benefícios do cálcio para o corpo humano vão muito além do fortalecimento dos ossos. Ele é importante em todas as fases da nossa vida: desde o momento em que somos gerados no ventre materno até a idade mais madura.

A ingestão desse mineral deve ser feita diariamente, seja por meio da alimentação ou cápsulas.

Durante a gravizez, por exemplo, o consumo de cálcio é essencial, pois ele auxilia no desenvolvimento da estrutura óssea, neural, muscular e arcada dentária do bebê. Ele também é importante para a saúde da própria gestante.

Quer aprender mais sobre o cálcio? Continue a leitura e se surpreenda com os proveitos que podemos tirar dele.

 

Outros benefícios do cálcio

De acordo com a nutricionista Mirian Joo, especialista em Fitoterapia e Nutrição Esportiva Nutricional, o cálcio participa do funcionamento geral do organismo.

Ele auxilia o nosso metabolismo na absorção de vitamina D, na contração muscular dos batimentos cardíacos, na regulação dos impulsos nervosos, além da coagulação sanguínea.

O cálcio é um dos elementos mais presente no corpo humano: 99% está nos ossos e dentes e o restante está no sangue regulando funções essenciais.

Durante a menopausa, a mulher apresenta uma perda óssea significativa. Por isso, nesse período ela deve aumentar a ingestão do mineral.

O consumo do cálcio também ajuda no tratamento de doenças reumáticas como artrite, artrose, osteoporose e raquitismo.

 

Quais alimentos são fontes de cálcio?

O leite e seus derivados são as maiores fontes de cálcio, mas existem outros alimentos que possuem quantidades significativas do mineral:

- vegetais de folhas escuras (couve, brócolis e espinafre);

- grãos e sementes (linhaça, gergelim, soja, feijão, grão de bico, amêndoa);

- peixes (sardinha e salmão).

As pessoas que são intolerantes ao leite, bem como aquelas que são adeptadas da alimentação vegana devem ingerir uma quantidade maior dessas outras fontes de cálcio. Para isso, busque sempre a orientação de um profissional qualificado.

 

Existem sintomas que podem indicar a falta do mineral no organismo?

Sim, existem alguns sintomas que nos mostram a deficiência de cálcio, mas muitas vezes, eles estão relacionados com outro problema de saúde. Por isso, não é fácil identificá-los.

A nutricionista Mirian Joo afirma que é importante a realização de exames médicos para tal confirmação.

Segundo ela, a falta do mineral pode causar cãibras, fraqueza muscular, pressão alta e depressão. Unhas fracas e quebradiças, dentes frágeis, cáries frequentes, insônia e irritabilidade também podem ser um sinal.

 

Como deve ser o consumo de cálcio?

A quantidade de cálcio que devemos consumir diariamente depende da faixa etária, mas é na infância e adolescência que a ingestão deve ser maior.

De acordo com Mirian Joo, crianças devem consumir entre 800 e 900 mg por dia e os adolescentes 1300 mg. Já na fase adulta, homens e mulheres precisam de 1000 a 1200 mg por dia de cálcio.

Esses valores são recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Dica Evomel

O EvoCálcio é um suplemento à base de cartilagem de tubarão, cálcio de ostra e acerola. É uma fórmula exclusiva enriquecida com vitamina C que potencializa a absorção de cálcio. Acesse nossa loja virtual e adquira!