Com certeza você já ouviu falar de flacidez, unhas quebradiças e outros problemas causados pela falta de colágeno. Mas você sabe o que é colágeno e sua função em nosso corpo?

Existem alguns sintomas que nos mostram que estamos perdendo o colágeno. Você sabe quais são? Como repomos a proteína em nosso organismo?

Para responder a essas perguntas, conversamos com a biomédica e especialista em Patologia Clínica e Estética, Dra. Rafaela Germanovix.

Confira abaixo a entrevista completa.

 

Blog Evomel: O que é colágeno?

Dra. Rafaela Germanovix: Colágeno é uma proteína essencial que o nosso próprio corpo produz. Existem vários tipos de colágeno e ele está presente em praticamente tudo no nosso corpo: pele, unha, cabelos, músculos, tendões, ligamentos e articulações.

Blog Evomel: Qual a função do colágeno em nosso organismo?

Dra. Rafaela Germanovix: O colágeno promove elasticidade e resistência. Por exemplo: aos tendões que precisam ser flexíveis e também resistentes nas articulações ele evita que os ossos faça um atrito entre eles protegendo e evitando desgaste. Já na área da estética, o colágeno é responsável por manter a nossa pele mais firme, mais resistente e com menos linhas de expressão.

Blog Evomel: O que a falta de colágeno pode causar no nosso corpo?

Dra. Rafaela Germanovix: Na ortopedia, a falta de colágeno aumenta o atrito entre os ossos porque diminui a cartilagem, provocando dor. Na área da estética, a pele fica menos resistente e menos elástica levando ao envelhecimento .

Blog Evomel: Existe uma idade em que começamos a perder o colágeno?

Dra. Rafaela Germanovix: Não existe uma idade exata, mas a partir dos 30 anos é mais perceptível e com o passar dos anos vamos diminuindo a produção. Quem produz o colágeno é uma célula danadinha chamada fibroblasto e ela vai ficando preguiçosa com o passar do tempo e produzindo menos colágeno.

Blog Evomel: Quais sintomas podem indicar que estamos perdendo o colágeno?

Dra. Rafaela Germanovix: Dietas restritivas que diminui a ingestão de fontes protéicas como carnes vermelhas e brancas, hábitos de consumo exagerado de açúcar, tabagismo, exposição ao sol sem proteção e até mesmo o estresse podem acelerar a perda de colágeno. Os cabelos ficam mais finos, a flacidez da pele é evidente, a perda de elasticidade também e unhas quebradiças podem indicar a diminuição da produção de colágeno. E quando falamos de qualidade de vida, dores constantes nas articulações também podem ser um indicativo.

Blog Evomel: Como podemos estimular a produção de colágeno em nosso corpo?

Dra. Rafaela Germanovix: Através de uma rotina de hábitos saudáveis que inclui atividade física, uma boa alimentação e também controle do estresse. Quando falamos de alimentação o ideal é incluir frontes protéicas como carnes vermelhas e brancas, frutas cítricas, aveia, soja e oleoginosas e dar preferência a alimentos naturais, menos processados.

Blog Evomel: A ingestão de colágeno por meio de cápsulas ou hidrolisado ajuda nessa reposição?

Dra. Rafaela Germanovix: Ajuda sim, inclusive estudos científicos mais recentes mostram grande eficácia na reposição de colágeno, mas é preciso entender o objetivo da reposição. Por exemplo: melhorar a resistência muscular, manutenção da beleza ou para saúde das articulações, cada uma dessas situações tem um colágeno mais eficaz. A melhor forma de reposição deve ser orientada por profissional devidamente capacitado.

Dica Evomel

A Evomel conta com dois formatos do colágeno: hidrolisado e em cápsulas. Acesse a nossa loja virtual e conheça esses dois produtos incríveis para a saúde.