Você conhece a Copaibeira? Essa árvore nativa da América Latina e África Ocidental também é muito encontrada no Brasil, na região da Amazônia. Mas para que serve o óleo de copaíba extraído dela?

O bálsamo dessa planta traz uma série de benefícios para o nosso organismo, principalmente para o sistema digestivo, intestinal, urinário, imunológico e respiratório.

O óleo da Copaibeira é retirado do tronco e é muito utilizado na indústria cosmética para a produção de shampoos, cremes, sabonetes, espumas de banho e para fixar perfumes e fragrâncias.

Continue a leitura e conheça um pouco mais sobre este poderoso produto resinoso e como podemos utilizá-lo.

 

VEJA TAMBÉM:

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO CHÁ VERDE? CONFIRA AQUI

BENEFÍCIOS DA CHLORELLA: O SUPERALIMENTO USADO POR ASTRONAUTAS

 

Para que serve o óleo de copaíba

Um dos fantásticos benefícios desse óleo é a prevenção contra o câncer. De acordo com uma pesquisa feita pela UNICAMP, o uso do bálsamo apresentou um resultado significante no tratamento de nove tipos de câncer, incluindo o de mama.

Além disso, os pesquisadores puderam observar a inibição ou morte das células doentes com a utilização do óleo de copaíba.

Muitos estudos tem comprovado que a principal função do produto é tratar problemas de pele como eczema, psoríase e dermatite. Devido ao seu potencial anti-inflamatório e bactericida, ele é excelente para esterelizar e desinfeccionar tecidos lesionados.

O óleo de copaíba hidrata, diminui a oleosidade da pele e acelera a cicatrização de ferimentos. Também pode ser usado em picadas de insetos e até para o tratamento de chulé.

 

Outras utilidades do bálsamo

Quando aplicado diretamente na pele, o óleo de copaíba diminui as dores articulares e da musculatura. Ele pode ser usado em condições dolorosas como gota, fibromialgia, artrite e artrose.

Outro uso comum é em lesões causadas por prática de atividades físicas, lesões por esforço repetitivo (LER) e tendinites.

O óleo de copaíba também trata doenças respiratórias, faz a musculatura do sistema respiratório relaxar e desobstrui as bolsas de ar presentes no pulmão.

Por isso, as pessoas que tem asma, bronquite, pneumonia, renite e sinusite podem ser beneficiadas com o seu uso.

Esse bálsamo extraído da Copaibeira auxilia na expectoração, diminuindo acessos de tosse. Além disso, estimula a função dos rins, reduz a pressão arterial, combate o estresse e acalma a mente.

 

Como usar o produto

Para a cicatrização de ferimentos e tratar outros problemas da pele, recomenda-se aplicar alguma gotas do óleo 3 ou 4 vezes ao dia sobre a área afetada.

No caso específico das dores causadas pelas doenças reumáticas, o óleo deverá ser levemente amornado antes de ser massageado sobre a articulação inflamada.

O óleo de copaíba também pode ser usado via oral. Nesse caso, a sugestão é pingar 5 gotas em um copo de água ou leite e tomar 3 vezes por dia.

 

Dica Evomel

Agora que você já sabe para que serve o óleo de copaíba, clique aqui e adquira o seu Oil Life em nossa loja virtual. 

 

Fonte: Canal no Youtube do Dr. Dayan Siebra